domingo, 9 de janeiro de 2011

Quando o sofrimento bater à sua porta

Acabei pegando este livro para ler mais por curiosidade e pela admiração que tenho pelo Pe.Fábio de Melo.Estou dizendo isso porque geralmente lemos um livro deste gênero (auto ajuda) quando estamos precisando, o que não é o meu caso, agora.

Talvez fosse melhor se o lesse quando estivesse passando por algum momento de sofrimento (não que eu queira, mas sabemos ser inevitável) assim, com certeza absorveria melhor seu conteúdo. Mas enfim, estipulei uma meta (meta não é promessa) para este ano, tentar ler um livro a cada dois meses, iniciei por este até mesmo porque é emprestado.
Vamos então ao que interessa, imaginem um livro que começa com essas palavras: Quando o sofrimento bater à sua porta ...
... é melhor abrir.Instigante, não é mesmo? Pois é ... neste livro o autor aborda através de histórias reais as diversas causas que levam o ser humano a permanecer em um sofrimento muitas vezes desnecessário. Não que não devemos sofrer diante de uma perda, de uma deficiência, mas que devemos saber como e por quanto tempo este sofrimento deve fazer parte da nossa vida.
Difícil não se identificar com um ou outro personagem e suas histórias, são tantas; através delas podemos perceber que, a nossa dor que muitas vezes parece ser maior que a de todos, não é nada comparada as narradas no livro.
Uma leitura que se torna gostosa, não é cansativa pois o autor utiliza um vocabulário simples, muito claro e objetivo. E para os amantes de músicas e poesias (assim como eu) a leitura se torna ainda mais atrativa, pois ele utiliza no contexto trechos de músicas, pensamentos e poesias de autores conceituados e algumas de sua própria autoria.

Um livro que apesar de ser escrito por um religioso, Pe.Fábio não tenta converter o leitor com discursos bíblicos, com certeza esta não é sua intenção. O que ele almeja é tocar o coração das pessoas para que se tornem mais humanas, a partir da própria experiência do sofrimento; ou do próximo. Portanto, deixo esta dica, ninguém vai sair convertido, mas com certeza mais humano depois da leitura.

Como não podia deixar, destaquei duas poesias dentre tantas:

Antes de chorar sobre os limites que possui,

antes de reclamar de suas inadequações,
aceita o desafio de pousar os olhos
sobre este aparente estado de fraqueza,
e ouse acreditar,

que mesmo em estradas de
pavimentações
precárias,
há sempre um destino que poderá nos levar
ao local onde o sol se põe

tão cheio de beleza.

*** Fábio de Melo


E é nisto que se resume o sofrimento:
cai a flor - e deixa o perfume
no vento!

*** Cecília Meireles

E com estas palavras Pe.Fábio finaliza: Sofrer, mas nunca esquecer que depois da tempestade há sempre um sol preparado, pronto para brilhar e nos dourar com sua luz tão envolvente.

Porque tão importante quanto não fechar a porta para os sofrimento é não impedir, depois, a entrada das alegrias...

9 comentários:

  1. Oi Margô bom dia!
    veja como é a vida...estou com esse livro no meu criado mudo há semanas! foi me emprestado por alguém que provavelmente achou que me seria útil.
    Ou por teimosia, ou pela simples falta de tempo ainda não tive como começar a lê-lo...
    Mas ler o seu comentário me deu um novo ânimo acredite! vou começar minha leitura hoje mesmo.
    Despojado de qualquer pré julgamento. valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Em todas as leituras, devemos colher lições das palavras e adequar a nossa experiência. E isto pelo jeito você sabe fazer e bem.

    A vida não pode apenas ser um conjunto de regras, de intenções, de espaço de dores. Mas a vida é sobretudo o momento de compartilharmos esperanças, de entender os ventos, no soprar delicadamente a pétala da rosa. Pra com certeza, não desmontar a beleza da flor.

    Somos sempre como as abelhas, desejamos o necta, mas nossa intenção é ter o mel. e adocicar a nossa vida e daquelas pessoas que partilha o mesmo pão de cada dia. Abraços imenso.

    atencisoamente
    Manoel Messias Pereira

    ResponderExcluir
  3. Gostei de tudo que foi escrito sobre o livro, me deu até vontade de ler!

    E pra ajudar, vi mais 2 motivos. O primeiro na parte de amantes de músicas, poesia nem tanto... Rs E o segundo é que é um livro com vocabulário simples, isso é bom pq realmente não deixa o livro cansativo, quantas vezes eu peguei um livro e parei de ler, pq sempre voltava alguns parágrafos ou até mesmo páginas pra tentar entender, sem falar que da sono! KKK.

    Se Fábio de Melo escreve tão bem quanto fala, tenho certeza de que é um ótimo livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Margô...

    Boa dia, minha cara.
    de fato, lidar com as situações problemáticas e dolorosas nem sempre é fácil.
    Mas nossa força interior, independente de credo ou religião, só auxilia na superação.
    Aprender a ldiar com isso é uma constante em nossas vidas.

    Gosto de saber que sempre visita meu Blog... no post de hj, escrevi uma confidência. eheheheh

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Vilmar, fico feliz por ter te animado, espero realmente que goste, assim como eu. Ou então leia pelo menos para devolver ou para não devolver sem ler, né? rss

    Manoel, fazes poesia até mesmo quando comenta. E sim, sou uma mulher muito observadora dos detalhes, das entrelinhas e procuro aplicar na minha vida, e assim vou vivendo e aprendendo.

    Bruno, você sabe que Pe.Fábio é bom em escrever, esqueceu que você e seus irmãos já me deram um livro dele? Até contei uma história aqui no Blog.

    Alex, sempre que posso visito seu blog, já lhe disse que as mensagens, bem como as imagens que você posta são de muito bom gosto!! Vou lá ver suas confidências.

    ResponderExcluir
  6. Oi Margô, já estou terminando o livro, e sinceramente me surpreendeu! eu tenho um pé atrás com livros de auto ajuda. Mas esse me tocou profundamente. A sua dica foi mto valiosa pra mim obrigado

    ResponderExcluir
  7. De nada Vilmar, fico feliz de ter convencido alguém a ler.rss

    E viu como é uma leitura rápidinha? Eu li em uma semana.

    Parabéns pela sua perseverança!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Margô,

    Eu sou geminiana, e você?

    não sei se meu problema é com o mês, nunca tinha sido odiada por um janeiro antes, rs.

    Mas tô meio malzinha mesmo. Tentando melhorar.

    E espero muito que você melhore também! :)

    Bem a calhar esse seu post sobre sofrimento (e sobre a superação dele).

    Super beijo! :)

    ResponderExcluir
  9. Deise, estamos bem próximas, sou taurina.

    Não pense que é o Janeiro que te odeia e sim que este ano você (mesmo sem querer) escolheu odiar ele. Fica mais fácil para superar.rss

    Pode ser que, no meu caso tenha a ver com a frustração de ver um ou outro desejo não ter se concretizado no ano anterior, pode ser!

    E quanto à você, se cuida!!

    Beijo

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!