sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Terceira Moça


Um sorriso de satisfação e exclamei: _Fantástico!! É lógico que a moça que estava sentada me olhou, mas nem ligo. Como também nem me importei por acabar a leitura deste livro de pé, no ônibus. Estava muito ansiosa para devorá-lo, faltava pouco, não aguentei chegar em casa.rss
Tenho voltado às leituras e estou dando preferência aos meus dois escritores preferidos, Agatha Christie e Sidney Sheldon. Tenho os meus livros favoritos de cada um guardadinhos na minha estante, este particularmente peguei emprestado (pra variar.rss) como não conhecia o título, chamou minha atenção. E sem mais lenga lenga, vamos à trama:

Título do original inglês : THIRD GIRL
Agatha Christie Ltd., 1966
Editora Nova Fronteira S/A
"Precisa-se de uma terceira moça". Não basta uma? Não bastam duas? Qual o sentido desse apelo aparentemente inusitado e voraz? não, não se trata de um homem às voltas com verdadeira _ ou suposta_desilusão amorosa. É algo muito mais simples: a "terceira moça", pelo menos nesse caso, é aquela que duas outras procuram, em Londres, para dividir_e diminuir, assim_o preço do aluguel de um apartamento. Hercule Poirot tem de se inteirar dessa banalidade para poder enfrentar o mistério de Norma Restarick. Um dia, ela entrou-lhe pela casa inopinadamente, confessando ter "cometido um homicídio". Uma moça dessas muito modernas, de longos cabelos em desalinho, a roupa desajeitada, longe, por certo, de qualquer mania relacionada com o capricho ou asseio pessoal. Uma assassina? Poirot, de início, fica repleto de dúvidas. Não é fácil conhecer a juventude_se o é, por acaso, conhecer alguém, ou algo, efetivamente. Os dados vão sendo reunidos e examinados. Há pistas falsas, como sempre, e em toda parte. O leitor segue os passos do detetive, faz suas próprias investigações e conclui, como de outras vezes, que o mistério policial, afinal de contas, não é tão difícil quanto os outros. (texto transcrito da contra-capa do livro)

Tudo começou quando Norma Restarick, procura Poirot para ajudá-la pois a mesma achava que provavelmente teria cometido um crime. Mas, vendo o detetive ela vai embora, disse não imaginar que ele fosse tão velho, sendo assim, presumiu que não poderia ajudá-la.
Isso apesar de deixá-lo frustrado, motivou-o a tentar saber o que realmente havia ocorrido. Poirot conta com a ajuda da amiga e escritora de histórias policiais Sra. Ariadne Oliver, que motivada pela profissão se torna uma peça importante na investigação, inclusive seguindo suspeitos. Norma é filha de Andrew Restarick um homem de negócios que depois de ter abandonado a esposa e a filha para ir embora com outra mulher para a África do Sul, retorna depois de anos, para tomar conta dos negócios do irmão que falecera. Ele volta acompanhado de uma nova mulher Mary Restarick. 
Norma enciumada pois achava que desta vez teria o pai só para ela, diz a todo momento e à todos que odeia a madrasta, sendo assim uma grande suspeita quando Mary é internada com problemas gástricos, consequencia de envenenamento.
Outros personagens vão surgindo no decorrer da trama, o tio já idoso que quase não enxerga, a memória já não é das melhores, mas que guarda segredos de pessoas influentes da sociedade e Sonia, sua fiel secretária, uma moça jovem, bonita e dedicada. David Baker, namorado de Norma, um rapaz descrito como um "conquistador de jovens" daqueles que não são bem vistos principalmente pelos pais destas jovens. Poirot também conta com a ajuda de detetives e um médico, peça muito importante no momento de desvendar o crime, ou os crimes.
E as peças principais da trama, as outras duas moças, companheiras de apartamento de Norma, as Srtas.Claudia Reece-Holland e Frances Cary. Claudia trabalha como secretária do pai de Norma, Frances em uma galeria de artes, sempre viajando promovendo exposições.
Durante a leitura, várias perguntas vem à nossa mente: Quem Norma teria assassinado? No decorrer da trama chegamos à vítima (alguma coisa tenho que contar, né?) uma senhora cinquentona que, a princípio suspeitava-se que ela tinha se suicidado  jogando-se do 7º andar do prédio onde moram as três moças. Quem era essa mulher? Por que se suicidaria? Ou por que a matariam? E por que, ou quem agrediu a Sra.Oliver (confesso que assustei quando ela foi atingida, achei que tinha sido morta). Quem era o médico que "raptou" Norma mas com o intuito de protegê-la? Quem o contratou, uma vez que ligava dando informações de como ela estava? Que ligação teria o tio de Andrew com esse crime? E Sonia, que segredos escondia essa bela jovem? 
Uma das características de Agatha Christie é descrever cuidadosamente alguns detalhes e os mesmos são por vários momentos relembrados, acredito que esse artifício é utilizado pela escritora com a intenção de provocar no leitor o instinto investigativo, de prestar atenção nas pistas, que nesta trama ocorre: quando Poirot observa e comenta sobre o quadro do Sr.Andrew Restarick, a estranheza dele quando fica sabendo que a Sra.Mary Restarick usa peruca (se bem que era um acessório normal naquela época), quando um bilhete cai de um móvel da falecida Sra.Louise e cai nos pés da Sra.Oliver, um toque aqui, outro ali e Poirot foi juntando tudo, eu acho que não consegui visualizar bem as pistas, pois não cheguei nem perto de acertar o final, já fui melhor nisso.rss
Sei que já tinha lido bem mais de 100 páginas e não conseguia ver sentido em nada, pior ainda estava ficando tudo muito confuso. como sou muito detalhista, fazia a leitura, como sempre tentando chegar à alguma conclusão.
Na verdade queria descobrir antes de Poirot, e olha que me toquei antes dele quando o nome Louise foi mencionado, ele demorou a fazer ligação com as outras peças do quebra-cabeça, pelo menos alguma coisa eu percebi, nem tudo está perdido. Que nada, percebi algumas outras, mas nada que me fizessem chegar perto do que foi o final.
Não podia esperar outra coisa, afinal escrita por Agatha Christie a nossa "rainha  do crime" e deixando a investigação por conta de  sua maior criação Monsieur Hercule Poirot a trama não poderia deixar de ter aquela dose de suspense, e com eles de repente, tudo vira de ponta cabeça, o mocinho vira bandido, a assassina se torna vítima e eu, não passo de uma observadora perplexa (para não dizer com cara de boba) por não ter percebido alguns pormenores, que fizeram a história ter como diria Poirot "une finale magnifique".

Agora vou lá na minha estante escolher qual vai ser o próximo, acho que vou pegar um que li há muito tempo para relembrar, e ver se terei a mesma reação da época"1980", e é claro, volto aqui para contar um pouquinho.

9 comentários:

  1. De crime ou policiais são livros espectaculares pois tentamos encontrar sempre um final não é?
    Ainda bem que gostou do meu texto.
    Bom fim-de-semana *

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulo,

    gosto muito deste gênero, sou um pouco "xereta" quero descobrir antes de chegar ao final, se for preciso paro a leitura para tentar chegar em algum lugar.rss
    E tem como não gostar dos seus textos? Você é uma pessoa que possui uma grande sensibilidade e escreve muito bem.

    Bom fim-de-semana para ti também.

    ResponderExcluir
  3. Creio ter lido a maioria dos livros escritos por Agatha Christie, assim como também, durante uma fase de minha vida Siney Sheldon. Gostei muito de ler sua resenha ai de cima, já que não havia lido. Quero lhe agradecer por visitar e comentar em meu blog, sou, apesasr da idade, novo na escrita e como blogueiro, recém nascido. "Conhecer" uma pessoa jovem, bonita e inteligente é sempre muito bom. Volte um dia meu blog estrá tão atraente quanto o teu

    ResponderExcluir
  4. Oi Isidoro, eu achava que tinha lido todos os livros dela, mas pelo jeito não, pois separei 3 que deixei passar.rss Geralmente quem gosta de Agatha Christie curte Sidney Sheldon também.

    Não tem que agradecer a visita, como te sigo estarei sempre dando uma passadinha para apreciar seus textos.

    Quanto aos elogios à minha pessoa e ao meu Blog, fico lisonjeada. Muito obrigada!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola,
    Muito prazer em conhecer voce!
    Adorei o seu post. Um intrigante livro este.
    Eu adoro misterios e comecei a escrever um mas esta parado... Eu adoro este estilo de tentar fazer o leitor nao descobrir o segredo, e somente la no final depois de tanto esforço descobrir.
    Este livro(digo livro, mas eu escrevo so no blog, puro imaginaçao quando digo de ser livro, por nao ter tido ainda esta opurtunidade que seria meu sonho!)Ele o livro comecei a escrever, tentando usar o estilo de Agatha Christie, misterio sem que o leitor possa saber quem foi o assassino... E assim dei o nome de Era voce que me seguia... Nem os personagens e nem o leitor irao saber, so eu que estou escrevendo, rsrsrs
    Comecei, fiz algumas pag. mas este eu nao queria postar enquanto nao terminasse porque sinto receio de nao conseguir atingir o meu proposito. Ele esta parado atualmente, porque decidi ao improviso escrever Vida de louco... Todo mundo quer um pouco.
    A estoria começa com uma morte, e quem mata todos irao saber, mas nao saberao quem foi que morreu, nao direi... Quem mata é uma pessoa bem casada, com uma vida modificada depois de um divorcio e a morte de seu filho. Estes pais mesmo separados sofrem com esta morte, mas nao conseguem descobrir quem fez isto. Serao amigos e sofredores, apesar dela ter se casado novamente com um arquiteto de sucesso que a conheceu nos tempos de colegio. Este marido a ama muito e o casamento nasceu uma filha e assim vivem até o dia que ele volta desesperado para casa querendo proteger a esposa de um perigo... Um intruso que ao invadir a casa quer mata-la. Quando ele chega, encontra a mulher, depois de tanta busca por ser uma linda casa e grande, a encontra toda insanguentada e um morto... O tal que a seguia desde a morte do filho.... rsrsrsrs
    Um dia eu vou terminar ele, mas enquanto isto em vez de voce pegar um livro de sua estante, vai no seu pc e entra no meu blog e le Circulo Vicioso... Mente suja e perigosa, pois acho que voce vai gostar.
    Este eu vou fazer a segunda parte também, rsrs tenho tanta coisa para escrever que nao sei onde continuar.rsrs
    Eu sou assim... Adoro escrever, amo escrever! E encontrar alguem como voce que gosta de ler para mim é um previlegio!
    Meu muito obrigada desde ja!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Aymée, seja bem vinda no meu cantinho.rss

    Um mistério é sempre muito bom, gosto disso!

    Você tem talento, tem muita imaginação e gosta do que faz, o que acredito são elementos essenciais para quem quer escrever, siga em frente!!

    Quanto a começar a escrever e não terminar não sei o que te dizer, eu particularmente sou uma pessoa que "para tudo tem que ter um fim" e este final não pode demorar muito, então se fosse escritora provavelmente não demoraria muito a dar um final as minhas estorias.

    Fui no seu Blog procurar "Circulo vicioso" que vc indicou mas tive dificuldades, como já lhe expliquei no e-mail.

    Tem como você colocar o link do texto aqui pra mim?

    Vou estar sempre dando uma passadinha para saber o que sua mente está produzindo.rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola,
    Voltei para ver se havia uma resposta, rsrs mas desde ontem nao abro o meu email, vou la olhar daqui a pouco.
    Eu vou terminar o livro sim... So parei porque ao improviso começou entrar outra ideia na mente e nao queria perder. O outro eu ja tenho na mente o inicio e o meio, o fim penso que nao sera dificil de criar...
    Este que estou escrevendo ja estou no escrevendo o capitulo onze e vou até o fim deste antes de começar outro.
    Vou postar o link de Circulo Vicioso, mas entrando no blog ele esta entre os mais lidos ou apenas visitado do meu blog, rsrs esta na parte de gadegts à direita bem la em baixo.
    http://wwwtempo-livre.blogspot.com/2010/08/circulo-vicioso.html
    Quando o escrevi, por ser uma estoria para postar em um blog, nao movimentei tanto com alguns personagens, nao descrevi suas fisionomias, faltou muito disto... descrever cenarios.
    Todos que irao ler, pensarao que o vilao é John, mas nao é... O circulo vicioso vai continuar la na Inglaterra onde Peter foi morar com seu amor, e ali sim existe o Vilao de tudo, tera um final surpreendente. Tudo gira em torno de Peter, um circulo Vicioso no qual ele nao deseja fazer parte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro Aghata Crhistie! e assim como os filmes do hitchcook, cheios de suspense!!!! é muito bom
    O meu livro favorito dela é "O Assassinato de Roger Ackroid" o final de todas as histórias dela são surpreendentes, mas nesse ela se supera!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Vilmar,

    Está aí outro livro da Agatha Christie que ainda não li. Valeu pela dica!

    Acho que vou ter que fazer uma lista com todos os livros dela, achei que tinha lido todos ou quase todos, mas pelo jeito não estou nem perto disso.rss

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!