segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

As HQs na minha vida

Estava eu, mais uma vez passeando pelo site Educar para Crescer e me deparei com a matéria “O incrível poder das histórias em quadrinhos”.
Lembrei-me de quando tomei gosto por esse tipo de leitura e por consequência, gosto por livros. Isso foi em 1981, quando entrei no Patrulheiro. Aos 13 anos de idade, meu primeiro emprego foi em um escritório de contabilidade. A contadora Yochie Kitauchi - uma pessoa que eu admiro muito e que jamais esquecerei - era sócia do escritório, juntamente com o contador Valdir Marques.
A Yochie era bastante exigente. Ela se preocupava muito com o “conhecimento”. Todos os dias a gente tinha que ler IOB ou o DCI. É claro que eu não gostava. Nem entendia metade do que estava escrito ali. Porém, acho que o intuito da Yochie, era nos educar para que pegássemos gosto ou pelo menos reservássemos algumas horas - ou minutos por dia – para ler alguma coisa.
Não sei se foi diretamente pra mim, ou se foi geral, mas lembro claramente de ela, falar para lermos gibis. Isso mesmo... Gibi.
Ali começou minha história com as HQs. Adorava “Fantasma”, “Riquinho”, “Luluzinha”, “Pato Donald”, “Turma da Mônica” e por aí vai.
Com o passar do tempo, já mais familiarizada com as palavras, com a leitura, comecei a me aventurar com os livros.
Cheguei até a ser assinante do Circulo do Livro. Mas isso é uma outra história.rss
Mas minha história com as HQs não terminaram ali. Sempre que podia estava lendo um gibizinho. Com a chegada dos filhos, tentei passar esse gosto para eles. Talvez não tenha sido tão convincente como o Yochie, mas... Tentei. Sempre que podia comprava para eles lerem. Um dia o Bruno veio me dizer que queria fazer uma assinatura das revistinhas de HQ. Fiquei muito feliz. Hoje, os três gostam de ler. Não sei se os gibis contribuíram para que eles tomassem esse gosto. Quem sabe? Se não foi, valeu a tentativa. 
Acredito que, se é bom, se nos faz bem, devemos sempre passar pra frente. E foi o que fiz com o que aprendi com a Yochie.
Enquanto fui escrevendo, foi me dando uma vontade louca de ler um gibi. Acho que vou fazer isso logo que chegar em casa. Sei que tem alguns na estante... Dividindo o espaço com os livros.rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!