sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Silêncio das Montanhas

Terminei!! Ontem eu terminei de ler esse livro que há tanto tempo queria ler.
Lembro que eu li um trecho do livro em um site, desses de críticas literárias. Foi paixão a primeira vista.  Nos comentários escrevi que adorei, tanto que compraria o livro.
No ano passado pedi de presente de amigo secreto. Ele entre outros. Ganhei os outros. Por fim acabei comprando-o esse ano.
Não sei quanto tempo demorei a ler. Minha colega do trabalho, disse que não faz 15 dias que comentei que estava lendo. Achou que li rápido. Eu já acho que demorei. Porque, se pudesse teria lido em um dia, de tão envolvida que eu fiquei com as histórias.
E para começar, vamos a sinopse: “O Silêncio das Montanhas” é um romance épico que atravessa seis décadas, quatro países (Afeganistão, França, Grécia e estados Unidos) e conta a história de dois irmãos, Pari e Abdullah. Separados na infância, eles passam a vida sentindo a ausência um do outro. Uma trama de amor, traição, solidariedade, egoísmo, relações familiares e sobre como as escolhas de cada um influenciam gerações. Nesta jornada, como o autor diz através de um de seus personagens, “o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem o quanto imagina”.

Engraçado que quando a gente lê a sinopse antes de ler o livro é uma coisa. Depois que lê é outra. Eu estava escrevendo-a e relembrando quando diz que passa por quatro países, quais os momentos – ou personagens que estavam nesses países.
Agora um conselho que dou é que ao ler esse livro (e alguns outros), que você tenha ao lado uma caneta e um papel, para ir anotando os nomes dos personagens, onde eles estão e em qual década. Eu não fiz isso! Resultado: Cada capítulo que começava, tinha que voltar algumas páginas para me localizar. Para entender melhor a ligação que um personagem tinha com outro. Até porque o autor começa o primeiro capítulo em 1952, já no terceiro a história que ele vai contar acontece em 1949.
Logo no primeiro capítulo o trecho que estava naquele site que citei no início e que fez com que eu me apaixonasse. No segundo capítulo, a separação dos irmãos e nos seguintes, a história de personagens que de um modo ou outro possuem alguma ligação com eles. E o final... Surpreendente. E triste! São histórias envolventes, a emoção nos consome do primeiro ao último capítulo.
Não vou me alongar mais, pois corre o risco de eu contar detalhes. Se bem que a vontade é grande.rsrs
O que posso dizer é que recomendo. Você vai se apaixonar pelos personagens e vai se emocionar com a história de cada um. Sei que quando terminei de ler, fechei o livro, dei um longo suspiro e fiquei triste. Queria tanto terminar logo, para saber o desfecho e quando isso aconteceu, queria passar mais um tempo com eles.
“O Silêncio das Montanhas” é um livro para ter na prateleira, para poder ler mais de uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!