terça-feira, 31 de outubro de 2017

Diário de Uma Paixão

Título original: The Notebook
Data de lançamento: 13 de agosto de 2004 (2h 01min)
Direção: Nick Cassavetes
Elenco: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner
Gêneros: Drama, Romance
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Allie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias, mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Allie esperava notícias de Noah, mas após 07 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.



Levei este filme para assistir com a Silvana e a minha mãe. Gosto de assistir filmes românticos com a Silvana. Ela chora pra caramba. Nunca vi igual.rsrs
Mas assistimos somente eu e a Silvana. Minha mãe ficou assistindo aos programas religiosos que ela gosta. Começamos a assistir quase dez da noite.
Não é a primeira vez que vejo este filme. Não sei se foi mais de uma vez. A Silvana também já tinha assistido. Quando o filme é bom a gente quer ver mais de uma vez. E quando é ótimo então...
Difícil quem ainda não assistiu a este filme. Pelo menos quem gosta de um romance, ou é muito sensível deve ter assistido.
Além do que está escrito na sinopse, o que eu posso acrescentar, sem dar spoiler (vai que alguém que esteja vendo esse post não tenha assistido) são algumas críticas ou observações.
1 - Noah escreveu durante 01 ano e Allie não recebeu nenhuma das cartas: Ele realmente amava muito ela, por ter escrito durante tanto tempo sem resposta. Eu acho que ela devia ter vigiado o carteiro (ou pressionado a mãe) para saber se tinha correspondência para ela. E por que ela não escreveu para ele? Ela sabia onde ele morava!
2 - Noah não assumiu compromisso com ninguém, porque guardou o amor que tinha por Allie. Ela já se bandeou para o lado de um playboy. Que por sinal agradou muito aos pais dela. Aí eu acho que o amor não era recíproco. Noah amou mais Allie do que ela a ele.
3 – Noah trabalhou e construiu a casa dos sonhos dele e de Allie. Do jeitinho que ela queria. Com o que ela precisava. E ficou com ela até o fim. Mesmo quando ela não se lembrava dele.
Allie era nervosinha. Ficou irritada porque pensou que Noah nunca a procurou. E por que somente ele devia ir atrás dela? Por que ela não foi atrás dele? Ela sabia o tempo todo onde ele estava. Essa falta de atitude chega a dar um pouco de raiva. Mas é filme, não é? E eu me esqueço que a história se passa na década de 40. Acho que naquela época a mulher não ia atrás do homem, caso tivesse interesse. Se bem que tem outras coisas que eu acho que não podia naquela época. E quase aconteceu. Também sei que não seria tão emocionante se fosse tudo tão lógico. Tão previsível. 
Diário de uma Paixão para mim, é um filme lindo, encantador, apaixonante, emocionante. Um filme para ver várias vezes. 
O final é de chorar. Fiquei triste e emocionada. E a Silvana chorando “de bica”. Filme nota 10!

👉 Pós-escrito de 02/04/2021 (Sexta-feira Santa - feriado): no período da manhã li o livro, que tinha emprestado do Danilo. Terminei de ler e deu vontade de rever o filme. Para ver o que tinha de menos. Porque os filmes geralmente são mais resumidos. E neste não foi diferente. Mas o que mais senti diferença, e aí não tem como mesmo, são os detalhes, e a poesia em tudo, o que só pode ser percebido e apreciado, na escrita. Os dois - filme e livro são imperdíveis. Ele quebra até o coração mais duro.rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!